terça-feira, 28 de março de 2017

Brasileiro de Endurance: pódio do MCR #71 escapa nos instantes finais

MCR #71 Satti Racing fez excelente prova

Um excelente final de semana, quase perfeito, que acabou não sendo coroado como merecido. Assim foi a participação do MCR #71 da Satti Racing na etapa de abertura do Dopamina Endurance, valendo pelo Brasileiro e Gaúcho da modalidade, no Autódromo Internacional de Tarumã.

Após desmontar totalmente o carro durante a pré-temporada, a equipe conseguiu, em três dias de treino, realizar o shakedown do protótipo MCR equipado com motor VW Turbo, e ainda buscar um melhor ajuste de suspensão. O resultado apareceu na tomada classificatória, com a equipe cravando a melhor volta da história do carro naquele autódromo: 1:01,619 (média de 178,1 km/h).

No grid: Claudino (cockpit), Ely e Satti

Instantes antes da corrida, realizada no sábado, uma inesperada e forte chuva encharcou a pista, fazendo com que todos alinhassem com pneus de chuva. Como a chuva havia parado, apenas com alguns pingos esparsos, que também logo cessaram, a pista logo secou, o que prejudicou o desempenho de todos os carros, que aproveitaram a primeira intervenção de safety car para realizar a troca dos pneus. Nesta parada, porém, a equipe perdeu muitas posições, mas Daniel Claudino fez uma excelente recuperação e já estava entre os ponteiros na primeira janela, entregando o carro para Ian Ely na última janela já na 3ª posição. Percebendo que não teria como alcançar os líderes, Ian passou a administrar, sem descuidar da Lamborghini #31 de Santanna/Freire, que estava chegando. Faltando apenas doze minutos para o final, porém, a quebra de um unibol da suspensão fez com que a equipe precisasse realizar um pitstop de alguns minutos para conserto e, apesar da Lamborghini também passar pelos boxes, conseguiu voltar antes, e, assim, o Ely/Claudino finalizaram na 5ª posição da classe GP1.


"Foi um fim de semana muito bom! Nosso trabalho da pré-temporada apareceu, a desmontagem completa do carro nos deu tranquilidade para treinarmos sem problemas, e buscando melhor setup. Na tomada conseguimos confirmar que o carro estava competitivo. No meu turno, saí determinado a chegar nos líderes, mas como a diferença era grande resolvi administrar, mas não pude descuidar da Lamborghini, que estava chegando. A quebra foi de uma das únicas coisas que não trocamos no carro, estamos importando e não chegaram a tempo. Mas são coisas de corrida.", disse Ely. Sobre a categoria Endurance, exaltou: "A categoria está de parabéns, foi um começo promissor, o apoio da Dopamina ajudou no visual e na parte organizacional, e tivemos um bom público, parabéns à APE (Associação dos Pilotos de Endurance) pelo trabalho.", completou.


Daniel Claudino conta sobre a prova: "Estamos satisfeitos com o desempenho da equipe e do carro, mesmo com motor mais fraco apostamos na confiabilidade e no trabalho da pré-temporada, nosso planejamento estava se concretizando até o problema da quebra do unibol. Já havíamos encomendado novas peças de suspensão que nao chegaram a tempo, e esta quebra é coisa que acontece, mas o principal do carro, como motor, câmbio e outras coisas, está excelente. Na prova, consegui uma tocada relativamente agressiva nas duas janelas, mas poupando o carro e sem envolvimento em incidentes. Foi muito bom andar de forma competitiva entre grandes nomes do automobilismo nacional, como Juliano Moro, Ricardo Maurício, entre outros. Agora é trabalhar para Guaporé", disse Claudino.

Já o chefe de equipe, Eduardo "Sattinho", exalta o bom desempenho da equipe: "Andar bem no meio de carros desse nível foi uma mostra de que estamos muito bem. Não tivemos problemas, a não ser a fadiga de uma peça que, aliás, já tem uma nova versão encomendada que está por chegar. Tivemos apenas alguns treinos para acertar o carro com os novos amortecedores, mas o acerto já ficou bom, e ainda temos recursos para melhorar", disse.

O próximo desafio será no dia 29 de abril, no Autódromo Internacional de Guaporé, valendo apenas pelo Gaúcho de Endurance.

A equipe tem o patrocínio de Bocchi Agrobios e o apoio de Prathauto Restauração e Satti Soldas.

Texto/fotos: Niltão Amaral

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