quarta-feira, 6 de abril de 2016

Gaúcho de Endurance: Ian Ely e Daniel Claudino fazem excelente estréia com MCR #71 nos 500km de Tarumã

Excelente estréia de Ely/Claudino no MCR VW Turbo

Uma excelente estréia no automobilismo. Assim pode ser definida a primeira prova da carreira da dupla da Satti Racing, Ian Ely/Daniel Claudino, a bordo do protótipo MCR #71 VW Turbo no Campeonato Gaúcho de Endurance, no último fim de semana, no Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão/RS).

O batismo aconteceu na prova 500km de Tarumã, reunindo um grande número de equipes de ponta de várias partes do Brasil, valendo também como 1ª do Campeonato Brasileiro de Endurance. E logo de início a dupla já mostrou a rápida adaptação ao MCR Turbo que era dos Hoerlle, fruto de um excelente trabalho pré-temporada da equipe Satti Racing.


Na tomada de tempo, Ely/Claudino ficaram com a 7ª colocação, virando 1:04,324, média horária de 170,1 km/h, muito próximo aos tempos da história do carro em temporadas anteriores, e um bom resultado, considerando que é o único carro da classe GP1, a mais rápida, dotado de motor 8 válvulas, contra outros equipados com motores de 16 e 20 válvulas.

Nova dupla no automobilismo gaúcho

Durante a prova, a dupla mostrou muita consistência na sua tocada, característica fundamental para o sucesso em provas de longa duração. Além disso, o ritmo de prova foi intenso, com a melhor volta tendo sido apenas 1s mais lenta que a volta de classificação. Ao completar a primeira hora de prova, o MCR #71 já ocupava a 4ª colocação, e na passagem da segunda hora, a 3ª posição, que foi mantida, também, ao completar a 3ª hora de prova. Um problema de câmbio, entretanto, ainda que rapidamente resolvido pela equipe, fez com que finalizassem na 4ª colocação, resultado considerado excelente para uma estréia.

Ian Ely, filho do lendário piloto gaúcho Ronaldo Ely, conta como foi sua estréia: "Foi uma experiência incrível! Foi minha primeira corrida em qualquer tipo de competição automobilística. O nervosismo do início tornou-se puro prazer, a primeira tocada não teve problemas, no decorrer das voltas recebia as mensagens pelo rádio avisando do ganho de posições, estávamos em 3º. Quando reassumi o carro, na última tocada, na hora de sair dos boxes tivemos problemas de câmbio. Voltei para a pista acelerando, mas cuidando para não forçar. Ao final, a embreagem patinou, diminuí o ritmo e consegui receber a bandeirada. A felicidade ao cruzar a linha de chegada foi enorme, e a quarta posição foi muito acima do esperado. Agradeço à equipe e a todos que nos apoiaram!", disse Ely.

Daniel Claudino (fora do carro)

Já Daniel Claudino, oriundo do kart, modalidade na qual foi campeão gaúcho da categoria Fireball Master, fala sobre a prova: "Como estreantes, nossos objetivos eram concluir a prova, negociar bem as ultrapassagens evitando incidentes e virar tempos regulares. Sabíamos que tínhamos um carro extraordinário (o ex-#99 dos Hoerlle), rápido, confiável e "chegador", o que nos ajudou", disse. "Gostaria de agradecer à equipe Satti Racing, ao Sr. Ronaldo e Ian Ely por oportunizar essa maravilhosa estréia, e que o resultado 99,9% foi proveniente do trabalho realizado por eles", completou.


Satti e Ian Ely após a prova: satiefeitos com o resultado

O chefe de equipe, Eduardo Sattinho, ressalta a estréia positiva: "Foi uma estréia muito boa, os pilotos surpreenderam, o carro confirmou o que nós já sabíamos, que é muito confiável. Podemos dizer que "começamos com o pé direito", agora é focar na próxima pra tentar repetir um bom resultado.", disse.

O próximo desafio será no dia 1º de maio, no Autódromo Internacional de Guaporé.

A equipe tem o apoio de Satti Soldas.

Texto/fotos: Niltão Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário