quarta-feira, 22 de julho de 2015

Endurance RS: Franco Pasquale vence as 3 Horas de Rivera

Franco Pasquale vence na geral em Rivera

Vitória geral sob condições extremas de chuva. Assim foi a participação de Franco Pasquale (protótipo MC Tubarão #78 - Chocolate Lugano/Rasen Bier/Moinho Vacaria) na etapa internacional do Campeonato Gaúcho de Endurance, realizada em Rivera (Uruguai) no último domingo.

No sábado, ainda com tempo seco, a equipe MC Tubarão enfrentou dificuldades após uma conexão de óleo estourar e deixar o motor sem lubrificação, o que obrigou a equipe a realizar a troca do motor principal por um reserva, menos potente, trabalho concluído a tempo de Franco participar da tomada classificatória e anotar o 4º tempo da categoria P3.

Já no domingo o dia amanheceu sob forte chuva, e o clima manteve-se totalmente instável, com muitas rajadas fortes, tornando severas as condições paraa realização das corridas do dia, principalmente para os protótipos. Desde o início da prova Franco manteve um ritmo forte e sem cometer erros, e rapidamente ganhou muitas posições, saindo da 11ª geral e figurando entre os cinco primeiros ainda na primeira parte da prova. Completada a segunda hora, Franco já era o terceiro colocado.

Degrau mais alto para Franco Pasquale

Com a possibilidade da prova ser finalizada com 75% das voltas completadas devido ao mau tempo, o que era do conhecimento de todos, a equipe MC Tubarão adotou uma estratégia impecável de pitstops. Com o alto número de intervenções do safety car a diferença de desempenho em relação aos bólidos com motores turbo e 16v foi diluída, e escolhendo a hora certa de parar durante a segunda janela obrigatória de pitstop, Franco acabou assumindo a liderança e vencendo com um carro bem menos potente que os das classes GP1 e P2.

Sobre a conquista, o piloto declarou: "Eu não imaginava que eu estava em primeiro na geral, só vi com a entrada do safety car. Na corrida, procurei manter a calma e usar muita cautela pensando no campeonato e não errar. Consegui fazer uma prova perfeita. A equipe MC Tubarão está de parabéns, porque me deu um carro perfeito", disse Franco.

O chefe da equipe MC Tubarao, Né Andrade, fala sobre a estratégia: "Foi uma prova muito difícil por causa da chuva. Nosso carro não era o mais rápido devido à troca do motor por um reserva, mas com a pista molhada a diferença desapareceu, até porque as diversas intervenções do safety car não deixavam os carros mais fortes abrirem vantagem. Na última janela adotamos uma estatégia perfeita já prevendo o término da prova com 75%. O Franco foi perfeito na pista, não cometeu erros. Nossos adversários estão de parabéns, Jeferson Leandrini e Gustavo Tomasini/Rafael Cardoso andaram juntos a prova toda, bem como o Emílio Padron, que fez uma prova perfeita, mas não teve sorte na última janela", disse Andrade.

Assim, Franco, de 19 anos de idade, torna-se um dos mais jovens a vencer uma prova da categoria na geral. Com o resultado, abriu mais vantagem no campeonato e deu mais um importante passo rumo do título, embora os principais adversários, Jeferson Leandrini e Gustavo Tomasini, tenham também conquistado pódio e ganhado importantes pontos.

A próxima e penúltima etapa do campeonato será no dia 06 de setembro, no AUtódromo Internacional de Guaporé. A equipe tem a participação viabilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul via Pro Esporte, e conta com o patrocínio de Chocolate Lugano, Rasen Bier e Moinho Vacaria.

Texto/fotos: Niltão Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário