quinta-feira, 31 de julho de 2014

Gaúchos vão à pista novamente na Mercedes Challenge

Fernando Jr. vem de um bom 5º lugar

E neste final de semana teremos, novamente, a gauchada do Mercedes Challenge na pista. Desta vez, será novamente em Goiânia. Abaixo, o release da equipe WCR:

As máquinas nem bem descasaram já estarão na pista novamente em Goiânia que receberá neste fim de semana (2 e 3) a 4º etapa do Campeonato  Brasileiro de Mercedes-Benz Challenge. A dupla de pilotos da equipe WCR Team, Fernando Junior #06, modelo CLA 45 AMG e Luiz Sergio Sena Jr #97, na categoria C250, estarão lutando para  garantir o maior número de pontos.

Depois de um final de semana em que a equipe WCR Team e o piloto Fernando Junior #06 conseguiram fazer um acerto do carro e uma corrida aonde o piloto largou na quinta colocação e ao final da prova alcançou o quinto lugar para o campeonato marcando pontos importantes, agora o piloto ocupa a décima quarta colocação na AMG CLA com 12 pontos, Fernando Jr vai para a 4ª etapa, focado em fazer uma corrida voltada para obter subir mais na tabela de classificação.

“Estou bem confiante que tenhamos um resultado positivo, estou cada vez mais me acostumando com o carro isso já faz com que se tenha mais confiança”, disse Fernando Junior. 

Na C250 CUP o piloto Luiz Sergio Sena Jr #97 que teve um final de semana muito complicado devido a problemas em seu carro em Curitiba, que acionava automaticamente o modo de segurança deixando lento. Mesmo assim o piloto ainda segue na liderança da C250 CUP, com 41 pontos apenas três pontos do vice-líder. 

A equipe WCR Team já está em Goiânia para trabalhar forte e deixar o carro em condições de seguir na liderança do campeonato e tentar subir ao pódio novamente.

Seninha sofreu problemas eletrônicos no seu carro

“Quando o problema estiver resolvido, as chances de fazer uma boa prova são grandes. E estamos na busca por uma pontuação melhor e continuar líder na categoria, mas a competição está muito acirrada e o campeonato esta com equipes de grande porte assim como a nossa”, relatou Seninha.

A WCR Team tem sua participação viabilizada pelo governo do Rio Grande do Sul, via PróEsporte: Xuk Bebidas, Casa Valduga, Pitt Jeans, Gaúcho Diesel/Apomedil, Transportes Mahler, Querodiesel, Motoryama, Castelo Pack e Matvsul são parceiras da iniciativa.

Programação Campeonato Brasileiro de Mercedes-Benz Challenge - Etapa Goiânia:

Sexta-feira, 1o de agosto
13h10 - 14h10 - 1º Treino Livre Mercedes Benz Challenge CLA 45
14h20 - 15h20 - 1º Treino Livre Mercedes Benz Challenge C 250

Sábado, 2 de agosto
11h45 - 12h45 - 2º Treino Livre MB Challenge
15h10 - 15h30 - Classificação Mercedes Benz Challenge CLA 45
15h40 - 16h00 - Classificação Benz Challenge C 250

Domingo, 3 de agosto
12h10 - Largada Mercedes Benz Challenge (45 min de prova + 1 volta)

A corrida que acontece no domingo às 12h10, terá transmissão ao vivo pelo portal Terra e pelo canal Bandsports, enquanto a RedeTV exibe o VT na íntegra a partir de 14h30 (horário de Brasília).

Schaefer Assessoria
Fotos:Claudio Kolodziej

Uma volta em Tarumã com Niltão Amaral, no Passat Canhão #8

Saindo pra acelerá!

Vamos onboard com Niltão Amaral no Passat Canhão #8 da Copa Classic e Endurance, durante o treino livre do último sábado em Tarumã. No vídeo, a volta mais rápida do dia, com 1:18,283.

Carro equipado com motor AP 2.0, alimentado por duas Weber 45 DCOE, pneus slick Pirelli PZero nacionais usados, preparação by Brazauto Mecânica Automotiva.

Abaixo, o vídeo:


Te afivela, clica acima e acelera!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Gabriel Robe disputará Brasileiro de Turismo em Goiânia


Gabriel Robe, mais um gaúcho nas categorias nacionais

Mais um gaúcho vai nos representar nas categorias nacionais. Trata-se de Gabriel Robe, de Pelotas, que fará sua estréia no Campeonato Brasileiro de Turismo ("Stock Light").

Robe veio do kart, onde foi campeão brasileiro, sulamericano e sulbrasileiro, e fez sua estréia no automobilismo no ano passado, mais um talento revelado pelo Gaúcho de Fórmula Jr. Na temporada atual, Robe está disputando a Fórmula RS, degrau acima da Jr, apresentando bom desempenho e fazendo boas disputas com os "carnes de pescoço" da categoria.

Fórmula Jr. de Robe

A equipe será a Irineu Racing, do experiente piloto e preparador Irineu Camargo, a mesma na qual faz parte desde o ano passado. A idéia é buscar apoio para disputar, ainda, as duas etapas que acontecerão no RS este ano (Velopark e Tarumã).

"Será uma experiência fantástica, tenho certeza", vibra Gabriel Robe. "Estou muito animado, é claro, tenho certeza que será um novo aprendizado, que enriquecerá minha carreira. É a categoria de acesso à Stock Car e estamos trabalhando para poder disputar as duas etapas que teremos no Rio Grande do Sul, ou pelo menos uma delas. O projeto, depois disso, é disputar a temporada 2015 do Brasileiro de Turismo. Quero agradecer aos meus patrocinadores Biscoitos Zezé, Savar Sul, Engenho São Joaquim, Moinho Estrela e Posto da Figueira, que tornaram possível esta participação", completou.

Além de Gabriel Robe, Márcio Campos (que está a apenas 5 pontos do líder) e Christian Castro são os demais representantes na categoria. A etapa será disputada juntamente com a Corrida do Milhão da Stock Car, e tem a primeira prova no sábado, 16h45min e domingo às 8h30min, com transmissão pelo Portal Terra e pela PlayTV!, e VT na RedeTV.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Marco Véio em Tarumã, a bordo do Passat Canhão

Mazááa, Marco Véio!

Às vezes, em busca de alguns décimos, alguns contratempos acontecem. O vídeo acima é de uma escapada de Niltão Amaral na curva 1 de Tarumã, a bordo do Passat Canhão #8 da Copa Classic e Endurance, no último sábado (26/07/2014).

Mas não resisti: para deixar o vídeo mais bacana, o áudio do "Marco Véio" caiu como uma luva! Clique abaixo e TÁCA-LHE PAU!

Marco Véio em Tarumã, a bordo do Passat Canhão

Mercedes Challenge: Fernando Jr. chega em 5º e Seninha lidera C250



Após a famigerada Copa, a Mercedes Challenge voltou às pistas. O gaúcho melhor colocado foi Fernando Jr, que chegou em 5º. Seninha (cat. C250) teve problemas eletrônicos, mas ainda lidera o campeonato. Carlos Kray chegou em 11º. Os demais gaúchos (Pierre Ventura e Ribeiro/Poeta) tiveram problemas e não completaram a prova.

A pilotada em geral estava meio maluca, e teve muito "chega-prá-lá" na pista, com algumas punições bem aplicadas pelos comissários. A transmissão da Band Sports melhorou muito, agora mostrou as disputas das duas categorias.

Abaixo, o release da equipe WCR.

"O domingo foi movimentado no Autódromo Internacional de Curitiba (27), que recebeu a 3ª Etapa da Mercedes-Benz Challenge, mesmo com o tempo nublado o clima na pista foi bastante disputado.

  O grid formado por 36 belas máquinas fizeram o show acontecer, dividido em duas categorias: CLA 45 AMG e a C250 que disputam na mesma corrida.
A equipe WCR Team se fez presente com a dupla de pilotos: Fernando Junior #6 e Luiz Sergio Sena Jr #97 que ajudaram a compor um belo espetáculo ao público que compareceu para assistir.

O piloto Fernando Junior #6, que este ano corre pela nova categoria, AMG CLA Cup, largou na 5ª posição, mas com a freada com outro competidor e fez com que o piloto também reduzisse caindo para 9º, e também logo na largada levou um toque de um adversário no final da reta causando algumas avarias na lateral direta do carro.

Mas logo dois companheiros de pista em uma disputa de posição acabaram se enroscando e saindo, abrindo novamente espaço para Fernando Jr, que com isso ganhou duas posições.

Mesmo após a parada de box o piloto conseguiu acabar com a mesma colocação a qual largou, 5º.

“Fizemos uma boa prova, estamos vindo em uma crescente, poderia ter ido melhor, mas errei em minha estratégia onde na parada de box poderia ter trocado dois pneus dianteiros, mas optei em não fazer. Mas a equipe está indo bem e está valendo tudo como experiência e agora é se preparar para Goiânia”, disse o piloto Fernando Jr.

Categoria C250 Cup

Já o piloto Luiz Sergio Sena Jr #97, largou na 10º posição no grid da C 250, e a corrida foi conturbada para o piloto gaúcho, com muitas trocas de posições onde esteve correndo o risco de perder a liderança, pois veio enfrentando problemas eletrônicos no carro, mas no final conseguiu marcar pontos importantes mesmo acabando em 10º lugar, e ainda segue líder da C250.

 “Infelizmente não foi possível resolver o problema em pista mesmo depois de todos os esforços da equipe e dos responsáveis pela manutenção do carro. Completei a prova conseguindo manter a liderança, mas o problema é não ter certeza de o carro estar pronto para a próxima etapa, pois o carro vai ter que voltar para a fábrica”, relatou Sena Jr.

A WCR Team tem sua participação viabilizada pelo governo do Rio Grande do Sul, via PróEsporte: Xuk Bebidas, Casa Valduga, Pitt Jeans, Gaúcho Diesel/Apomedil, Transportes Mahler, Querodiesel, Motoryama, Castelo Pack e Matvsul são parceiras da iniciativa."

Assessoria Schaefer
Foto: Cintia Azevedo

domingo, 27 de julho de 2014

Blog do Passatão no Ar #95 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral


Clique acima para assistir

Assista ao Blog do Passatão no Ar #95 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral, que fala de:

- O desempenho dos gaúcho no Mercedes Challenge;
- Passat Canhão #8 treinou em Tarumã;
- Programa "Guaíba 300 por Hora" estreou no último sábado;
- Faleceu o preparador gaúcho Vilmar Azevedo;
- Velopark terá Yokohama Day (trackday) no próximo sábado;
- e o que mais vier!


Assista ao vivo a partir das 22h00min desta terça, e depois fica gravado. Basta clicar no quadro no topo desta postagem!

Num oferecimento de: Pro Tune Electronic Systems, Autoracers, Royal Pack, Cervejaria Abadessa, Fernando Largura Advogados, Castelo Pack, Big Odonto, Posto Savar, Hose&Belt e Brazauto Mecânica Automotiva.

Interaja:
Pelo Facebook: http://facebook.com/niltaoamaral
Pelo Twitter: @automobilismors
Pelo e-mail: blogdopassatao@terra.com.br

sábado, 26 de julho de 2014

Algumas imagens do treino de hoje em Tarumã

Cair do dia na curva do Laço

Como todo o sábado, hoje foi dia de treinos "avulsos" no Autódromo de Tarumã. O Passat Canhão esteve lá, e virou um tempo bacana. Não para andar na ponta, mas continuamos melhorando aos poucos!

Abaixo, algumas imagens do dia:



Passat Canhão em ação


O churras é obrigatório, enquanto equipe Brazaito encaixava homocinética


Após uma rodada na curva 1...


Novo carro para a Copa Classic






sexta-feira, 25 de julho de 2014

Faleceu o preparador Vilmar Azevedo

Vilmar (esq.), com seu Ibrahim, no aniversário de 40 anos de Tarumã

Faleceu hoje o conhecido preparador Vilmar Azevedo, que fez parte da história do automobilismo gaúcho. Ele havia feito uma cirurgia para substituição de prótese de uma das pernas e sofreu complicações.

Fusca de Fernando Esbroglio, um dos vencedores da inauguração de Tarumã


Maverick de De Leo, praparado por Vilmar, à caça do "Sabiá"

Vilmar preparava principalmente Fuscas, desde a época da inauguração de Tarumã, passando por Mavericks da T5000 e Passat da Hot Car, de José Renato de Leo. Ultimamente, chegou a preparar alguns carros da Copa Classic, como a Brasília #99 de Eduardo Neves.


O Blog do Sanco, como sempre, tem um excelente material sobre tudo que é importante na história do nosso automobilismo. Clique aqui pra ler a postagem sobre Vilmar.

O velório será no Cemitério da Santa Casa, capela 6, a partir das 20h, e o enterro no mesmo local, amanhã (sábado) às 14h.

Lamentamos a perda de mais um grande nome do nosso automobilismo.

Fotos: Blog do Sanco

Gaúchos voltam às pistas no Mercedes Challenge

Fernando Jr, cat CLA

Depois da longa e lamentável pausa para a realização da Copa do Mundo, as categorias nacionais de automobilismo volta a ocorrer. Neste final de semana Curitiba recebe o Mercedes Challenge, Brasileiro de Marcas e F3.

Seninha taca-lhe pau na C250

Abaixo, release da equipe WCR, que disputa a cat. CLA com Fernando Jr. e a C250 com Seninha:

"Com a previsão de chuva e muito frio, a WCR Team vai em busca de mais um pódio e de manter a liderança no Mercedes-Benz Challenge no próximo final de semana (dias 26 e 27), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR).

A equipe participa nas duas categorias:CLA AMG Cup e C250 Cup. Para a terceira etapa os dois carros preparados pela escuderia e dois pilotos sob a supervisão de mecânicos, técnicos e engenheiros para o melhor desempenho da equipe na etapa paranaense.

 O piloto Fernando Junior, a bordo do CLA AMG 45 de número #06, depois de uma corrida movimentada em Goiânia aonde o piloto que correu em dupla com Roger Sandoval, acabou no 16º lugar, Fernando Junior que teve uma corrida complexa aonde não conseguiu atingir o resultado esperado pelo piloto. "A expectativa para a corrida é muito boa, nunca andamos com a nova Mercedes nesta pista, porém estamos com a confiança de fazer um ótimo resultado para equipe e quem sabe marcar uns pontos para o campeonato," declara Fernando.

Disputa deve esquentar na categoria C250 Cup

Na C250 Cup, o piloto Luiz Sergio Sena Jr a bordo do Mercedes#97 Sena Jr, que é líder na categoria, vai em busca de se manter na liderança e fazer uma corrida de estratégia e seguir marcando pontos para o campeonato. Depois de ter feito uma corrida fantástica na segunda etapa em Goiânia agora é na pista aonde o piloto já participou de algumas etapas do regional e isso o ajuda na adaptação da pista paranaense.

O piloto da Mercedes#97 é o líder com 35 pontos e o segundo colocado está com 23 pontos “isso da mais motivação para a equipe focar em pontos e seguir a meta que é conquistar o titulo da C250 Cup”,falou o piloto Luiz Sergio Sena

A WCR Team tem sua participação viabilizada pelo governo do Rio Grande do Sul, via PróEsporte: Xuk Bebidas, Casa Valduga, Pitt Jeans, Gaúcho Diesel/Apomedil, Transportes Mahler, Querodiesel, Motoryama, Castelo Pack e Matvsul são parceiras da iniciativa.

Confira a programação de pista na capital paranaense.

Sábado - 26 de julho

8h50 - 9h50 - 1º Treino livre Mercedes-Benz Challenge
11h55 - 12h55 - 2º treino livre Mercedes-Benz Challenge
14h50 - 15h10 - Classificação MBC - CLA 45
15h15 - 15h35 - Classificação MBC - C250

Domingo, 27 de julho

10h - 10h45 - Visitação aos boxes
11h20 - Largada (45 minutos de prova + 1 volta) Mercedes-Benz Challenge"

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Falta 1 mês para Rivera!

Falta um mês para a carrera en Uruguay

Agora todos os caminhos levam à fronteira! Falta um mês para a 4ª etapa da Copa Classic e Gaúcho de Endurance, que será realizada no Autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera, fronteira com o RS (Santana do Livramento).

A expectativa é grande, pois o público da fronteira e os uruguaios são completamente apaixonados pelas carreras. A Copa Classic participou da reinauguração do autódromo juntamente com as categorias do país, mas a chuva cancelou as atividades do domingo.

Agora a festa será gaúcha, com a companhia dos Super Chevettes do Uruguay. Não vejo a hora!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Acelere o V6 monstro do MRX #80 em Tarumã

V6, ronca grosso e é rápido!

Parece que engole o asfalto. O ronco grosso e a rápida aceleração chegam a assustar. Trata-se do primeiro treino do novo motor do MRX #80 da Kia Power Imports Team, de Santa Catarina, que trocou o Duratec 2.0 16v por um motor Nissan V6 VQ35, o mesmo do esportivo 350z da marca japonesa.

Nas voltas, Felipe Bertuol na boléia, no último sábado em Tarumã. O piloto gaúcho fará dupla com Alexandre Finardi, titular do bólido. Segundo a equipe, mesmo com relação de câmbio ainda não ideal e pneus usados, o carro já virou um tempo extremamente competitivo, principalmente para um primeiro treino. Parabéns ao Ubiratan Jacobsen, o Bira, que trabalhou forte no carro nos útimos meses.


A única parte ruim da notícia é que só deveremos ver o carro acelerando novamente no RS nas 12 Horas de Tarumã (quem sabe num duelo com o MRX #27 de Gravataí, também Nissan V6), pois a equipe não tem mais chances no campeonato, então vai estrear o carro nos 500km de SP, no Autódromo Velo Città, em Mogi-Guaçu.

Chega de papo e vamos ver esse demo em forma de motor acelerando!


Foto 1: Alexandre Soares
Foto 2: Paolo Reis

terça-feira, 22 de julho de 2014

Guaíba 300 por Hora devolve automobilismo gaúcho ao rádio!

Eduardo Paganella e Bernardo Bercht apresentam o Guaíba 300 por hora, e eu de intruso

Uma excelente notícia pela qual esperávamos desde julho de 2012, quando o programa "Bate Roda", que era veiculado na Band, apagou as luzes: exatamente dois anos após, o automobilismo gaúcho volta a ter espaço no rádio!

Está entrando no ar o programa GUAÍBA 300 POR HORA, que irá ao ar aos sábados, 13h, na Rádio Guaíba, nas frequências 101,3 FM e 720 AM, com a apresentação de Eduardo Paganella, e Bernardo Bercht, do Blog PitLane.

O projeto teve sucesso graças à nova chefia de esportes da rádio, agora coordenada por Nando Gross, que acreditou e deu sinal verde para a realização.

O programa trará o automobilismo mundial (F1, etc), categorias nacionais, e é claro, as nossas carreras aqui do RS, no formato de "mesa redonda" de debates, sempre contando com algum convidado, e também a participação dos ouvintes "Guabeiros" pelo WhatsApp (51) 9388-7532. Estive ontem na emissora e tive o orgulho de participar do piloto do programa, como convidado.

A comunidade automobilística do RS agradece do Grupo Record, à diretoria da Rádio Guaíba, ao Nando Gross, ao Eduardo Paganella, que abraçou a idéia junto ao Bernardo Bercht, que vem batalhando por este projeto há anos!

Assista, abaixo, ao vídeo com o programa-piloto, e já sabem: sábado, 13h, todos sintonizados na Guaíba!



Clique acima e veja como será o programa GUAÍBA 300 POR HORA!

domingo, 20 de julho de 2014

Blog do Passatão no Ar #94 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral


Clique acima para assistir

Assista ao Blog do Passatão no Ar #94 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral, que fala de:

- Autódromo de Guaporé interditado pela FGA e passará por obras;
- Regis Boessio apresentou seu caminhão para 2015;
- Programa "Curva do S" passará a ser exibido no Discovery Turbo;
- Sábado teve Trackday em Santa Cruz do Sul, com mais de 60 carros;
- MRX #80 testou novo motor V6 em Tarumã;
- e o que mais vier!


Assista ao vivo a partir das 22h00min desta terça, e depois fica gravado. Basta clicar no quadro no topo desta postagem!

Num oferecimento de: Pro Tune Electronic Systems, Autoracers, Royal Pack, Cervejaria Abadessa, Fernando Largura Advogados, Castelo Pack, Big Odonto, Posto Savar, Hose&Belt e Brazauto Mecânica Automotiva.

Interaja:
Pelo Facebook: http://facebook.com/niltaoamaral
Pelo Twitter: @automobilismors
Pelo e-mail: blogdopassatao@terra.com.br

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Autódromo de Guaporé é interditado por pela FGA por problemas de segurança e passará por obras

Questões como falta de aderência na reta causaram a medida

Hoje a notícia, num primeiro momento, não é boa. Foi interditado na data de ontem, pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) o Autódromo Internacional de Guaporé, devido a questões pendentes de segurança, conforme confirmou agora há pouco o presidente da Comissão Nacional de Circuitos (CNC) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Jhonny Bonilla. Porém, o panorama para o futuro é melhor.

No ano de 2013 havia sido feito um levantamento pela CNC apontando vários pontos com correções a serem feitas na questão de segurança de alguns pontos do circuito. Destes, apenas um foi resolvido, que foi a reforma dos postos de sinalização, com maior proteção para os "bandeirinhas". Os pontos não consertados foram:

Falta de barreira de pneus na curva do radiador agrava batidas

- Presença de VHT na reta (produto para maior aderência nas provas de arrancada que diminui a aderência em caso de piso molhado);
- Barreiras de pneus soltas ou amarradas incorretamente;
- Muros sem barreiras de pneus (como na curva do radiador);
- Zebras quebradas;
- Guard rails com montantes soltos;

Certamente o ponto que acelerou a referida medida foram os acidentes ocorridos na 3ª etapa do Gaúcho de Endurance, realizada no último dia 6, naquele autódromo, conforme mostramos nesta postagem e fotos acima, principalmente a questão de falta de aderência na reta pela não remoção do produto para as provas de arrancada, que causou pelo menos 5 acidentes durante a prova de Endurance.

Segundo Bonilla, a Associação Guaporense de Automobilismo (AGA) já entrou com contato solicitando orientação para o conserto de todas as questões: "Na próxima semana começarei a ir a Guaporé para orientar. A meta é a segurança, colocação de mais barreiras de pneus, agora parafusados e com "borrachão", zebras novas, arrumar guard-rails e demais medidas" - disse o presidente da CNC.

Com a reforma, não se sabe se haverá tempo para a realização das demais etapas do gaúcho de velocidade, nem mesmo da Fórmula Truck.

Entendo que a medida está correta a deve ser encarada não como uma punição, mas como uma oportunidade de qualificar esta excelente praça que é querida pela maioria dos pilotos e equipes. O asfalto é novo, foi totalmente refeito em 2011, então com estas correções teremos mais um excelente autódromo para ninguém botar defeito.

Mãos à obra!

Programa "Curva do S" passará para o canal Discovery Turbo!


Uma baita notícia alegrou os amantes da velocidade nesta quinta-feira. Em meio a notícias de cada vez menos espaço para o automobilismo na TV (como, por exemplo, a nota de que a Globo passará a transmitir apenas o Q3 do qualyfing da F1), recebemos uma sensacional novidade para o automobilismo brasileiro.

Nova casa do "Curva do S"

O Curva do S, um dos poucos - senão o único - programa que mostra o automobilismo regional na TV acabou de assinar com o forte canal DISCOVERY TURBO, o que garante que sua transmissão volte a alcançar toda a América Latina, e a presença em todas as operadoras de TV a cabo, como era na época do excelente e saudoso SPEED Channel.

Automobilismo regional tem espaço no Curva do S (Foto: William Inácio)

O anúncio foi feito pelo apresentador e mentor do programa, Roberto Figueroa, no Facebook: "A partir de outubro, o Curva do S, vai ser transmitido no canal Discovery Turbo, que por sua vez, vai ser transmitido em HD no pacote aberto, em todas as operadores no Brasil. Como nos velhos tempos do Speed, o Curva vai ser também retransmitido para toda a América Latina. Para mim, e para meu “parceiro de guerra” Marcos Moschetta, essa é uma grande vitória, pois vamos estar mais uma vez onde desejamos...na TV para quem gosta de automobilismo..."

Então, que venha outubro! Por enquanto, o programa pode ser curtido em todo o Brasil no canal Esporte Interativo, presente em algumas operadoras.

Parabéns, Figueroa, parabéns Moschetta, por produzirem o único programa que foge da mesmice de mostrar apenas os "figurões" da mídia, e mostrar o automobilismo regional e os bastidores das categorias nacionais, sob a ótica de quem realmente entende o automobilismo de verdade.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Após construção da chicane, treinos livres de Tarumã voltam a ocorrer nos sábados

Obras da chicane da curva 3

Depois de alguns finais de semana com os treinos livres ocorrendo aos domingos, ao invés dos sábados, devido à obra da construção de uma chicane ou "variante" na curva 3, o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul emitiu comunicado avisando sobre a volta dos treinos livres de Tarumã para o dia clássico, o sábado.


A construção da chicane, pelo que se sabe, foi um pedido da Vicar, organizadora da Stock Car e outras categorias, e seu uso não altera o traçado original, sendo de uso opcional. Informações dão conta de que algumas categorias gaúchas, como o Marcas, farão uso da variante de forma alternada em suas etapas (uma etapa com chicane, outra com traçado original).

Eu acho um pecado correr em Tarumã mudando o traçado mais admirado por quem gosta de velocidade. Ainda bem que o traçado original foi mantido, e espero que pelo menos Classic e Endurance não usem a tal novidade.

Fotos: Cesar Luz/Worldcross Vídeos e Fotos 

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Regis Boessio apresenta seu Truck para 2015

Regis Boessio agora vai de Volvão

É, gurizada, tudo indica que o bixo deve voltar a pegar na Fórmula Truck, em 2015. Regis Boessio já está trabalhando há tempo para voltar, e agora com caminhão próprio.

Depois de disputar o título 2013 até a última etapa, deixando muito concorrente transtornado, Boessio terminou o campeonato em 3º, mas seu desempenho e desenvolvimento do caminhão eram impressionantes e indicavam uma temporada mais forte ainda em 2014. Por algumas questões, infelizmente não desenhou-se a renovação com a equipe ABF Mercedes.

Truck está em exposição na FIERGS

Agora Regis Boessio está apresentando seu novo caminhão para a temporada 2015 na feira Transposul, feira de transportes que está acontecendo na FIERGS, em Porto Alegre. Trata-se de um modelo Volvo "cara chata", diferente do Mercedes "bicudo" que usava.

A equipe busca patrocínios para viabilizar a participação na temporada 2015. Quem quiser conhecer o bólido tem até amanhã (quinta) às 21h, quando encerra-se a feira.

Desde já na torcida para ver esse "bota" representando muito bem o RS no automobilismo nacional!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Resumo da 3ª etapa da Classic, com recorde e chuva em Guaporé

Peleia começando junto com a chuva

Mais uma disputa eletrizante da Copa Classic foi realizada nos dias 05 e 06 de julho, no Autódromo de Guaporé, com a disputa da 3ª etapa 2014 dos VELHOZES E FURIOSOS do automobilismo gaúcho.

E o panorama era conjunto com mais um grid recorde da Endurance, que teve mais de 40 carros, bem como em todas as etapas do ano. A Copa Classic apresentou-se com um grid que pode ser considerado bom para uma etapa no interior, com 20 carros.

Pole recorde de Mariante, 1:19,598

Na disputa pela pole, num sábado ensolarado e quente, mais um pega eletrizante do Fuscão #13 de "Tonho" Sala e o Passat TS #58 de Diego Mariante, agora reformulado, com pára-lamas alargados e visual "malvado". E, mais uma vez, tempo recorde da categoria, desta vez com Mariante levando a melhor e cravando 1:19,299, média 139,299km/h, com apertada vantagem de 0,049s.


Grid de largada, instantes antes da chuvarada


Chuva forte tumultuou primeira bateria

No domingo, a chuva deixou dúvida nas equipes, mas com box aberto ainda com tempo seco, os carros da FL optaram por pneus slick. Mas São Pedro resolveu "bagunçar o coreto", e despejou uma enxurrada logo após a largada. Sala pulou na frente, e na perseguição Mariante acabou passando reto e batendo forte na curva do túnel, piloto bem, mas aparentemente perda total no belíssimo Passat.  Assim, o safety car interviu, e alguns pilotos aproveitaram para fazer pit stop e colocar pneus de chuva. Porém, com a ocorrência de mais uma batida e pelo panorama de chuva forte, o SC ficou até o fim da bateria, que foi encerrada antes. Assim, o improvável aconteceu, e um carro da classe C, o Passat #118 de Rafael Schipper, venceu a bateria, e muitos carros da FL ficaram pra trás devido à troca de pneus.

Na segunda bateria, com todos já com pneu de chuva, o panorama voltou ao normal, com um prova simplesmente incrível de Tonho Sala na chuva, que largou de 16º e venceu a bateria. Na soma das baterias, porém, a vitória ficou com o Opala #143 de Ramiro Tisott, campeão de 2011 que voltou para fazer uma etapa.

Abaixo, o resultado por categorias:



Cat. FL:
1º) Ramiro Tisott (Opala #143)
2º) Leonardo Flores (Fusca #55)
3º) Tonho Sala (Fusca #13)
4º) Thadeu Enzweiler (Fiat 147 #12)
5º) Roberto Lacombe (Passat #33)
6º) Arthur Caleffi (Voyage #34)
7º) Niltão Amaral/Cleiton Krause (Passat #8)
8º) Luciano Marx (Escort #32)
9º) Diego MAriante (Passat #58)




Cat. C:
1º) Jorge Krug (Passat #58)
2º) Paulo Weber (Brasília #7)
3º) Henrique/Maurício Goulart (Chevette #38)
4º) Eduardo Neves (Passat #99)
5º) Rafael Schipper (Passat #118)




Cat. B:
1º) Leandro Becker (Puma #58)
2º) Cesar Vianna (Passat #48)
3º) Marcelo Pandolfi (Chevette #66)
4º) Fernando Brock (Mini #69)
5º) Emerson Trindade (Passat #51)
6º) D.Moraes/R. Moraes (Chevette #18)


segunda-feira, 14 de julho de 2014

As pancas da Endurance e Classic em Guaporé

Prova tensa na Endurance. MRX #65 foi um dos que escorregou na reta.

"A bruxa estava solta com vassoura turbo em Guaporé" - LACOMBE, Roberto. A frase parece fazer sentido, pois foi grande o número de acidentes durante a 3ªetapa da Copa Classic e Gaúcho de Endurance, realizada nos dias 5 e 6 de julho, no autódromo serrano.

Gol #3 bateu forte no Radiador


Ainda no sábado pela manhã, no primeiro treino, o Gol #3 da família Dornelles (Delcio e deus filhos Marcelo e Renato) sofreu grave acidente na rápida curva do radiador, escapando e batendo no muro. O piloto Renato chegou a ficar desacordado, ficou em observação no hospital, mas se encontra em casa e em recuperação. O carro provavelmente deu "PT".


Durante a primeira bateria da Copa Classic, com a chuva começando após a largada e muitos carros estando com pneu slick, o ritmo forte do pega com "Tonho" Sala fez com que Diego Mariante passasse reto na curva do túnel e batesse forte. Diego saiu ileso, mas o belíssimo Passat TS, infelizmente, também aparenta ter dado "PT".

Onboard da panca do MRX #65 (foto no topo da postagem)

MRX #10 de Machão Cardoso escapou da mesma forma que em 2013

Cali Crestani rodou com o Tornado


Maserati de Nova Prata foi ao muro

Spyder #72 de SP também bateu na reta

Já durante a prova do Endurance a falta de aderência na reta causou várias rodadas e batidas na reta. Felizmente nenhum dos casos resultou lesão aos pilotos nem perda total dos bólidos, mas é preciso que seja feito um trabalho cuidadoso de remoção do produto destinado a dar tração às provas de arrancada, que torna-se um "sabão" quando chove, para evitar problemas semelhantes nas próximas etapas, e pelo que apuramos o clube organizador já decidiu que tal providência será tomada, o que é ótimo, pois Guaporé é uma praça querida por todos.

Desejamos um bom trabalho de recuperação às equipes, e que todos estejam, em breve, de volta às pistas.