segunda-feira, 14 de abril de 2014

Márcio Campos conquista primeiro podium na Stock Light

BR de Turismo (Stock Light) em SCS (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

E a gauchada fez bonito no "Brasileiro de Turismo", que costumo chamar de Stock Light, em solo gaúcho, na 2a etapa 2014, disputada ontem em Santa Cruz do Sul.

Marcio Campos na batalha
(Foto: Fernando Peres Nunes/Automobilismo em Foco)

Marcio Campos (#31 - Sicredi Racing/Motortech Competições), tricampeão na Mercedes Challenge, encara novo desafio nos carros tubulares e já mostra rápida adaptação, largando em 2o lugar, a 0,2s de João Pretto, o pole (#56 - Mottin Racing, equipe gaúcha). Christian Castro (#27), da mesma equipe de Campos, já experiente neste tipo de carro (disputava a Copa Montana, a Stock Light anterior) largou em 6o.

Podium para Campos
(Foto: Fernando Peres Nunes/Automobilismo em Foco)

Na primeira volta, Campos perdeu algumas posições. Raphael Abbate assumiu a ponta, e trazia Christian "sentado no banco traseiro", da mesma forma que Pretto vinha com Campos embutido. Infelizmente, Christian acabou rodando na sequência de curvas da bota, e perdeu posições, terminando em 8o. Com isto, Campos ganhou uma posição, e, mesmo mantendo a pressão, terminou em 3o, subindo ao podium pela primeira vez na categoria.


Um lance que gerou uma certa polêmica, de "dois bicudos que não se beijam" desde os tempos da Mercedes: Edson Coelho, tentou ultrapassar no taco da bota, por fora, Márcio Campos, que não deu moleza e seguiu sua trajetória. Coelho botou duas rodas na grama, voltou pra pista, mas rodou e foi atingido por Pedro Boesel. Ficou inconformado e protestou contra Campos, mas achei meio incoerente, visto que lembro de um lance bem parecido na Mercedes Challenge em Tarumã, no qual Coelho não deu espaço a Campos, que vinha por fora. Dois pesos, duas medidas? Veja o vídeo ali e relembre.

Luiz Carlos Ribeiro, que voltou à categoria, teve azar, tendo seu carro tomado uma porrada por trás, sem que nada pudesse fazer,e abandonou logo na primeira volta. Parece que o Ribeiro tem um pára-raio de "manetas", seguido tomando porrada de "graça". Outro gaúcho, Rafael Iserhard, que andava na antiga Pickup Racing, bateu por problemas mecânicos.

Um comentário sobre a categoria (assisti ambas pela TV): muito mais movimentada, com mais ultrapassagens, carros andando mais próximos, de forma muto mais equilibrada e disputada do que a categoria principal, a Stock Car.

Na Stock, inventaram uma "fórmula mágica" para tornar a categoria mais atraente, mas penso que não funcionou: uma corrida de 40 min, outra de 20 min. apenas com os carros que acabaram, sem reabastecer nesta última. O que aconteceu? Vence quem economizar mais combustível. Não me parece que isto seja corrida. Vitória de Valdeno Brito na primeira, e, vejam que coisa, Antônio Pizzônia na segunda. Vitor Genz, único gaúcho, ficou em15o e 24o.

F3 com pole e vitória de Pedro Piquet na primeira corrida, e na segunda venceu na sua categorias, mas chegou atrás do companheiro de equipe, que venceu na geral e na Light. Entretanto, considerando a cat. A, o piá continua invicto. Deverá ser campeão sem maiores problemas, resta esperar a escalada da carreira.

Por fim, parece que as reformas feitas no Autódromo de Santa Cruz foram aprovadas pela pilotada. Mais áreas de escape, algumas asfaltadas, "borrachões" nas proteções de pneus e resolução do problema de drenagem, que foi testada na chuvarada de sexta, e aprovada.

Resultados completos aqui.

3 comentários:

  1. deste jeito empurrar o carro do adversário Edson Coelho Jr. de propósito para fora da pista e da competição, é demais. Absurdo.indignada com esta corrida , totalmente falsa, até parece que tem algo atrás disto tudo. Mas os últimos serão os primeiros. Edson Coelho Jr. Carro # 88 sabe correr com honestidade, competencia . Márcio campos do carro #31 teria que ser punido, não poder correr na próxima competição. Os Diretores da prova do campeonato deveria rever o replay da corrida, pois pela TV deu para ver tudo certo , o empurrão, jogar o Carro # 88 do Piloto Edson Coelho Jr. carro #88 de propósito pelo Piloto Márcio campos carro # 31 . é indignação, absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o vídeo que está aí na postagem, que o Edson Coelho Jr. jogou o Márcio Campos pra fora em plena curva 1 na etapa da Mercedes em Tarumã, ponto de altísssima velocidade, portanto perigoso? A sra. viu? O que achou? Não teria que ter sido punido também?

      Excluir