quarta-feira, 2 de abril de 2014

Endurance em tela cheia: resumo da prova de Tarumã

Gridzinho! Tem carro largando quase lá na 9!

Foi, como costumo dizer, uma prova com "tela cheia", superando até mesmo as já otimistas expectativas. Foram 44 inscritos, um número impressionante, tanto em se tratando de Endurance (que só existe no RS), quanto até mesmo comparado com outras categorias de outra modalidades no país. O bom ano de 2013 fomentou a categoria, mais a forte divulgação que vem atraindo uma rede de aficcionados, criando o tão falado "círculo virtuoso)", atraindo público, que atrai novos pilotos e carros, que acaba atraindo mais público, e assim por diante.

MR18 crava a pole na segunda prova de sua existência

A pole position da etapa havia ficado com o MR18 #4 de Cacau Ricci e os gêmeos Vinícius e Felipe Roso, com 1:01.627 (média 177,52 km/h), o dia quente não favoreceu os tempos, que costumam ser até mais rápidos, mas um bom resultado para um carro completamente novo e único, que estava fazendo apenas a sua segunda prova (nas 12 Horas deu poucas voltas). Porém, em provas de longa duração o lugar no grid não quer, necessariamente, dizer muito, pois há muitos fatores para "absorver" a diferença da largada.

MRX #10 da Auto Racing partiu para o ataque

Momento em que o Tubarão reassume a liderança para a vitória

Tubarão acelera rumo à vitória

Degrau mais alto para a MC Tubarão

Na largada, o MR18 recebeu a pressão do MRX #10 (Tigrinho/Machão/Orige), que largou bem, acabou superado, também pelo MC Tubarão (Tiel de Andrade), que partiu para o ataque e tomou a liderança da prova ainda na primeira hora. Apesar de manter a liderança nas parciais da primeira e segunda horas, houve alternância na liderança com o MRX #12, que, recuperado de uma batida a 180 km/h na curva 9 no sábado, lutou até a última meia hora, quando o Tubarão assumiu a ponta definitivamente, até vencer classe I e geral.

MRX #65 do MS sempre anda bem. Apesar de aspirado, ficou em 2º geral

Tornado #98 andou muito e não teve problemas. Spyder #19 venceu na III.

Na classe II, protos aspirados 16v, o MRX #65 venceu, ficando em 2º geral. O carro muitas vezes dá um "calor" nos turbos, um fenômeno de desempenho, e ainda por cima, confiável. Destaque para o desempenho do LFC Tornado #98 (motor de moto Hayabusa, berra alto) de Guaracy/Luiz Fernando/Rafael Costa, trio de pai, mano e filho, que ficou em 4º geral e 2º na II (com uma volta voadora de 1:06.958), seguido de Cali Crestani com o chassi #1 do mesmo modelo (só existem os dois, criação do Eng. Luiz Fernando Cruz). Na III (proto aspirado 8v), vitória do Spyder #19 de Jorge Machado/Gustavo Tamasini.

Maserati #18 da Mottin Racing faturou a IV

Bela prova de recuperação dos Bassani

Brothers Schuler faturaram na sua estréia com Linea

Na classe IV, carros GT ou silhouette, vitória da Maserati #18 de Poeta, Vicente e Guilherme Daudt. A categoria contou com quatro Maserati e uma Montana Stock Car. Destaque para a prova de recuperação da Maserati #6 de Luis Fernando e Luís Augusto Bassani, que largaram na 33ª posição, mas fizeram prova consistente e terminaram em 11º geral e 2º na categoria. Na V, para carros acima de 2100cc ou turbo, vitória da dupla de irmãos Celso e Cléber Schuler na sua estréia, com o Linea Turbo #1 da equipe Overboost, virando o excelente tempo de 1:12,1 na tomada.

Trio Bacher/Paiva/Lemke em sua 1ª vitória

Gol #3 em 2º, e #7 em 3º

Passat "véio" encarou os modernos numa boa

Na classe VI (turismo aspirado até 2100cc), o trio Rodrigo Bacher/Cícero Paiva/Rodrigo Lemke chegou à sua primeira vitória com o Volvo C30, by MC Tubarão, seguidos pelos Dornelles (Gol #3) que haviam feito a pole com o temporal de 1:13,8, e o lindo Gol G5 de Aldoir Sette, que teve a companhia de Leovaldo Petry. O Escort #51 de Telmo Jr./Vinetou Zambon vinha liderando, quando teve quebra de homocinética. Destaque, por minha conta e puxado brasa descaradamente, para o Passat Canhão #81 de Niltão Amaral/Cleiton Krause, carro da Classic que, apesar de antigo, não fez feio no meio das naves da Endurance, chegou a bater na 9 por pivô quebrado e ainda voltou à prova!

Gol #77 venceu a nova classe para carros até 1.6

Por fim, na nova cat. VII, para até turismo 1650cc com restrições na preparação, vitória de Daniel Elias/Rafael Apolo (Gol #177), seguido do cavaleiro solitário, o riograndino Márcio Martins (Gol #53) e o Fiesta #63 de Guaporé, de Postal/Postal/Scomazzon.

Agora é esperar Santa Cruz do Sul, dia 18/05!

Fotos: Paolo Reis e André Kotoman/EnduranceRS.com
Fotos: Niltão Amaral/Blog do Passatão

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