quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Resumo do Gaúcho e Brasileiro de Endurance em Guaporé

Largada das 3 Horas de Guaporé

Numa prova com alguns acidentes e quebras, o Gaúcho de Endurance definiu seus campeões 2013, e o Brasileiro realizou, em conjunto, a sua penúltima etapa.


Apesar de assustador, não houve consequências graves

No sábado, a instabilidade tomou conta do estado, fazendo com que o treino classificatório, realizado no final de tarde, fosse adiado devido à forte chuva, depois do impressionante acidente com o protótipo MRX #10, que girou em alta velocidade na reta e bateu, sem consequências graves.

Pole para Christian Castro, Tiel Andrade e Pedro Castro

A pole position ficou o MC Tubarão #5, com Tiel Andrade/Christian Castro/Pedro Castro (trio definido para as 12 Horas de Tarumã), com 1:06.076 (média 167,806 km/h), tendo sido o treino realizado no início da manhã de domingo, já com tempo seco, que se firmou no domingo, com dia ensolarado a partir do final da manhã.

Baita grid: 29 inscritos e 25 largando

Briga de ponta

Dedicação da equipe M3 levou ao título da classe I


Na largada, na qual houve o salceiro do vídeo acima, o MRX #10, com Cristiano "Tigrinho" Almeida no comando, superou o Tubarão com Pedro Castro, trazendo o MRX #12 de Jindra Kraucher/Luciano Cardoso. Logo na oitava volta, começava a se desenhar o título da classe I, pois com o rompimento da correia da bomba do óleo, o Tubarão ficou de fora da disputa após a 8a volta. Logo após, foi a vez do #10 abandonar com problemas mecânicos, deixando o caminho livre para o MRX #12 da equipe M3 Motorsport conquistar o título na sua temporada de estréia.

MRX #65 venceu geral

Catita/Rafael Cardoso venceram Gaúcho II

Cali Crestani teve problemas com seu protótipo Tornado Hayabusa

Absoluto na classe II (protótipos aspirados até 2100cc 16v), o sulmatogrossense MRX #65 Duratec de Nilson/José Ribeiro veio na segunda colocação geral, na mesma volta do #12, assumindo a liderança na última meia hora de prova, vencendo a etapa, seguido pelo Spyder Opel #43 de João Catita/Rafael Cardoso, que venceram na etapa válida pelo Gaúcho, e também levaram o título para casa. Cali Crestani teve problemas de falha no seu LFC Tornado Hayabusa, abandonando com 48 voltas.

Apesar de acidente, Spyder #8 voltou e garantiu título

Na Classe III, deu zebra: após dominar com tranquilidade toda a temporada, e estando na liderança da prova, o MCR #96 de Sattinho/Kohl/Toigo abandonou, e acabou perdendo o título devido ao peso duplo da etapa para quem esteve inscrito em Santa Cruz do Sul. Quem venceu a etapa foi o Spyder #91 de Jorge Machado/Rui Machado/Maninho Cardoso, e quem levou o caneco de campeão foi o trio do Spyder #8, Michael/Antônio Soares/Pedro Ávila.

Maserati #00 venceu

Quase uma reedição do Maserati Trofeo

Na classe IV, turismo acima de 2100cc ou turbo, destaque para o duelo de quatro Maseratis, que ficaram mais de uma hora de prova em um duelo interessante, num pelotão compacto, lembrando a extinta competição monomarca Maserati Trofeo. A vitória ficou com a #0 de Migliavacca/Tecchio/Ventura.

Focus vence na sua estréia

Volvo C30, 2º lugar no brasileiro

Márcio Martins venceu gaúcho e foi campeão

Aldoir Sette troca Uno pelo Gol G5 e sagra-se vice

Já na classe V, turismo aspirado até 2100cc, a mais competitiva, a pole ficou com o Fusca #64 do Paraná, preparado pela Bonora Racing, que voltou a ser um "foguete", virando o "temporal" de 1:19,768, média 139,003 km/h. Assim, o Focus, carro novo da MC Tubarão, com o trio Adolpho Rossi, Alline Cipriani e Elias Azevedo, que tem bom entrosamento, assumiu a ponta, sendo perseguido pelo Gol #3 dos Dornelles. Quem veio para a briga e acabou assumindo a 2ª colocação foi o Volvo C30 de Rodrigo Bacher/Cícero Paiva (estreantes) e Rodrigo Lemke, também da MC Tubarão, e assim terminaram com este belo resultado no Brasileiro. No Gaúcho, os Dornelles abandonaram e perderam o título para Márcio Martins (Gol #53), que venceu a prova e o campeonato, seguido do lindo e estreante Gol G5 2.0 16v de Aldoir Sette, que levou o vice. Na VI (até 1600cc), tivemos o Fiesta de Scomazzon/Edi e Erico Postal/Igor Eberle.


Um forte acidente preocupou a todos: o Peugeot #207 do Paraná, de Marcos Ramos/José Cordova teve quebra de pivô de suspensão e passou reto na curva 2, batendo no muro. Apesar dos danos no carro, o piloto nada sofreu.

Festa do título na bandeirada

Finalizado o Gaúcho de Endurance, resta a espera pelas 12 Horas de Tarumã, dia 08 de dezembro, em conjunto com a última etapa do Brasileiro da modalidade.

Abaixo, o resultado final:

1 65 NILSON RIBEIRO / JOSE RIBEIRO II - B MXR
2 12 JINDRA KRAUCHER/ LUCIANO CARDOSO I - BG MXR
3 43 JOÃO CATITA/ RAFAEL DE SOUZA CARDOSO II - G PROTOTIPO
4 91 JORGE MACHADO/RUI MACHADO/SERGIO CARDOSO III - G SPYDER
5 0 PIERRE VENTURA/ MARCOS MIGLIAVACA/TELMO TECHIO IV - G MASERATI
6 6 LUIS AUGUSTO BASSANI/LUIS FERNANDO BASSANI IV - G MASERATI
7 170 IRINEU CAMARGO III - G SPYDER
8 50 ADOLPHO ROSSI NETO/ALINE CIPRIANI/ELIAS AZEVEDO IV/V - B FOCUS
9 777 CICERO PAIVA/ RODRIGO BACHER/ RODRIGO LEMKE V - B VOLVO
10 9 IVO SIVIERO IV - G MASERATI
11 70 CARLOS BROCKVELD / MARCELO CAMPAGNOLO V - B FOCUS
12 8 PEDRO AVILA/ MICHAEL SOARES III - G SPYDER
13 53 MARCIO L. CASTRO MARTINS V - G GOL
14 64 MARCELO R. COELHO MIRANDA/ JOÃO PEDRO MIRANDA V - B FUSCA
15 71 GELSON LASTE / MIGUEL ANGELO LASTE IV - G OMEGA
16 7 ALDOIR SETTE V - G GOL
17 51 TELMO PEREIRA JUNIOR/ RAFAEL SCHULZ V - G ESCORT
18 3 DELCIO /MARCELO /RENATO DORNELLES V - G GOL
19 96 EDUARDO ESPIRITO SANTO/ HARDY KOHL Jº/SIDINEI TOIGO III - BG MCR
20 17 FERNANDO POETA/ HUMBERTO GIACOMELO/ RAMON MATIAS IV - G MASERATI
21 207 MARCOS RAMOS / JOSE CORDOVA V - B PEUGEOT
22 133 CALI CRESTANI II - G TORNADO
23 63 GIANCARLO SCOMAZZON/EDI POSTAL/ERICO POSTAL/IGOR EBERLE VI - G FIESTA
24 10 CRISTIANO DE ALMEIDA/FELIPE TOLEDO/ H. ASSUNÇÃO/ JOÃO CARDOSO  I - G MRX
25 5 GECIEL DE ANDRADE/PEDRO CASTRO/CRISTIAN CASTRO I - BG MC TUBARÃO

2 comentários:

  1. As 12h de Tarumã pelo Brasileiro de Endurance será a prova cheia com as 12h ou será tipo o Gaúcho de Endurance em 2012 que só valia as 3h e depois os carros tinham que recolher ?

    ResponderExcluir
  2. Niltão, show de bola como sempre o trabalho e a matéria! Parabéns! dica: Como inclui um resumo do faúcho e nesta prova o campeonato se definiu, fazendo uma crítica construtiva e obviamente puxando a lenha pro nosso assado, só faltou uma fotinho do carro que nesta etapa conquistou o título da principal categoria do gaúcho... Patrocinadores gostam disto! Mantéem investimentos, cresce a categoria, o esporte etc...
    Abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir