domingo, 15 de julho de 2012

Ribeiro dá show no Marcas, Fighera domina nos Fuscas. Tempo quente em Tarumã!

Bom público em Tarumã neste domingo ensolarado e frio

O domingo de velocidade no Autódromo de Tarumã teve sol, que amenizou o frio e a habitual baixa sensação térmica nas codilhas de Viamão. Um bom público esteve fazendo o tradicional churrasco e assistindo aos pegas.

Me acampei com o Gaúcho e sua turma

Gaúcho da Fruteira e o seu mascote


Velho Perna representando no mic

Fiquei no acampamento mais concorrido do automobilismo gaúcho, o Acampamento do Gaúcho da Fruteira, matando um churras com a figura. Depois assisti o resto dos pegas no Tala Larga. O Velho Perna, como sempre, envolvendo os amantes da velocidade com sua narração.

Grid diminuiu para 20 carros, mas manteve nível das peleias


Ribeiro disparou com o Uno Foguete #44 na 1ª bateria

Pra virar tempo é assim...

No Marcas, grid menor que o habitual, com 20 carros no grid, mas mantendo as boas disputas. o nome da etapa foi Luiz Carlos Ribeiro (Uno #44), que começou fazendo a pole com o verdadeiro tempo de 1:19,195. Na primeira bateria, Ribeiro sobrou, disparando na frente e vencendo, seguido de Moroni (Celta #6). Na B, vitoria de Francisco Möller (Celta #71), e na N, Thiago Silva.

Grid inverteu, mas os "botas" vieram para a frente


Fernando Jr. tomou a ponta e venceu 2ª bateria

Ribeiro de 8º pra 3º, de 3º pra 8º, e de 8º para 2º, tudo na 2ª bateria


Resultado 1ª bateria


Resultado 2ª bateria

Na 2a bateria, com grid invertido, Luiz Sérgio Sena Vargas (Gol #197) logo assumiu a ponta da prova, sendo perseguido por Fernando Jr. (que assumiu o Celta #6). Ribeiro, largando em 8o devido à inversão, veio espetacularmente superando seus adversários um a um, mas quando estava em 3o teve problemas, voltando para a 8a posição, mas, como bom "carne de pescoço" que é, continuou voando com seu foguete italiano e voltou à 3o, enquanto Sena não teve como segurar a pressão e cedeu a ponta para Fernando Jr. Ribeiro, não satisfeito, foi para cima de Seninha e finalizou a bateria em 2o.

Copa Fusca com 14 carros


Bareta segurou Fighera enquanto pôde


Tá meio apertado esse negócio

Xiii, deu m... (Guizzo e Jorge Flores)

Pra brita!

Na Copa Fusca, com 14 carros no grid, Rogério Bareta Xavier (#2) largou na pole, com Moacir Fighera (#8) em 2o. Logo na primeira volta, Carlos Guizzo (#12) tocou em Jorge Flores (#55), ambos indo para a brita, tendo Fores levado a pior, provocando a intervenção do Safety Car. Na ponta, o pau seguiu pegando entre Bareta e Fighera, até que este conseguiu assumir a ponta. Bareta, na volta 11 teve problemas e abandonou a prova, deixando o caminho livre para a vitória do #8. Na B, Jair Régio (#27) venceu.

Kiko sentado no banco traseiro de Fighera


Deu panning com câmera amadora

Tiago Takagi faturou a B, novamente


Resultado 1a bateria Copa Fusca


Resultado 2a bateria Copa Fusca

Resultado final Copa Fusca

Segunda bateria, logo no início com acidente, Régio bateu no tala e abandonou. Fighera seguiu na ponta, pressionado, seguindo com Everson Melo (#26) em 2o, muitas vezes "sentado no banco traseiro". Desta forma, terminou a bateria. Na soma das baterias, os 3 primeiros foram: cat. A: 1) Moacir Fighera, 2) Everson Melo, 3) Daniel Oliveira; cat. B: 1) Tiago Takagi, 2) Noli Ferreira, 3) Fabrício Fraga.

Formulas Tala abaixo


Cali Crestani venceu primeira prova

Marciano Testa venceu segunda

Pancada forte de Gabriel Kenji, carro destruído mas piloto bem

Na Formula 1.6, vitória de Cali Crestani (#3) venceu a primeira bateria. Na 2a, acidente forte no tala larga com uma Formula light, que ficou completamente destruída, não tendo o piloto sofrido consequências. Marciano Testa levou a melhor e venceu. Na Light, Vinicius Schuller venceu as duas provas.

A próxima rodada de Marcas/Fusca/Fórmula será dia 19/08, em Guaporé.

3 comentários:

  1. Niltão, esta previsto alguma etapa da Marcas e Classic juntos? Queria assistir esse Uno andar mas seria bom se pudesse ver os "Velhoses" tbm.
    Sabes se ele usa motor sevel 8V ou de 16V do Pálio?
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Fala, Marcelão!

    Não tem previsão de Classic junto com o Marcas, a divisão é sempre Marcas/Fusca/Formula, e Classic/Endurance.

    O motor é um Sevel 1600 com injeção FuelTech FT400, dizem que deu 160cv no dinamômetro (se não me engano pode usar comando 288).

    Os motores 1.6 16v foram usados até 2010, depois o regulamento excluiu, sendo todos 1600cc 8v.

    Celta e Corsa usam o GM 1.6 MPFI com comando especial da SamCams (não sei a graduação), Uno o Sevel 1.6, Volks AP 1.6 com comando G, e os Fiesta e Ka usam o Zetec Rocam 1.6.

    Pra matar melhor a curiosidade e ver se eu não falei bobagem (hehehe), dá uma olhada no regulamento! http://fga-rs.org/marcas_tecnico.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Estamos remontando meu motor, agora com pistões Mahle 0,60 novos que encontrei no Rio de Janeiro e desta vez vamos passar no dino. Espero buscar 140cv mas diz o meu cumpadre Yuri dono desse Uno 2.4 Nitro com 700cv que mando fotos, que vamos conseguir 150 com certeza. http://www.arrancadashow.com.br/portal/images/phocagallery/floripa_230612/thumbs/phoca_thumb_l_dsc03359.jpg
    http://www.arrancadashow.com.br/portal/images/phocagallery/floripa_230612/thumbs/phoca_thumb_l_dsc03373.jpg
    Vou dar uma lida, obrigado pelas informações.
    um abraço

    ResponderExcluir